Purá de Batata roxa, quem conhece

Sempre que tenho possibilidade gosto de ir a um mercadinho ao sábado de manhã, pensando que os produtos são biológicos e alguns são mesmo, outros não são, mas prefiro dar o dinheiro a pequenos agricultores ou simplesmente vendedores, que também compram para depois vender, em vez de dar tudo aos grandes hipermercados.

Verduras recuso-me mesmo a comprar  nessas grandes superfícies, porque para além do aspecto ser muitas vezes deplorável, sei de fonte segura que muitos deles para além de explorarem indecentemente os seus fornecedores, também tem explorações agrícolas  onde produzem em grande escala e usando e abusando dos químicos.

Depois nestes mercadinhos os vendedores conhecem-nos, gostam de nós, não somos mais um, todas as semanas trago alguma coisa que me oferecem, estas batatas foram um exemplo, eu comprei batata normal e quando dei conta tinha um saquinho dentro do outro com estas para experimentar, disse o senhor.... são muito boas para puré... experimente e depois diga-me se gostou, estamos a introduzi-las agora no mercado, noutros países gostam muito :)


A batata é muito escura por fora e quando se descasca, é branca, com umas ligeiras pintas roxas, quando se parte é linda, cheia de desenhos, fez-me lembrar os tempos de curso, onde tinhamos uma cadeira de histologia, em que observávamos ao microscópio laminas de tecidos humanos, com corantes para se ver as células, doentes ou não :) 

Pesquisei sobre a dita batata e a conclusão que tirei é que é rica em antioxidantes, vitamina C, bioflavonoides e potássio, ou seja mais rica que a outra, o que é bom.

Como o senhor disse que é boa para puré foi o que fiz, cozi a batata e fiz como com a outra,um puré para acompanhar bacalhau no forno.


O sabor nem sei muito bem dizer se é muito diferente da outra, eu achei semelhante.
Mas... fica mais bonito no prato, um toque exótico e mais gourmet.

Encontram-me agora também na minha página de facebook

Comentários

Mensagens populares