Licor de tangerina

Mais um licor daqueles que me enchem as minhas garrafinhas lindas e que se bebem pouco...

Apesar de ser um licor que já está feito há algum tempo resolvi colocar aqui a receita, porque quando tirei as fotografias aos que fiz recentemente, lembrei-me de tirar também aos velhinhos, só para mostrar a cor do dito, depois da passagem do tempo, um licor que era amarelinho, ficou neste tom mais escuro, ou seja até até na garrafa ele envelhece, se tiver matéria orgânica que lhe permita isso, ou seja, que não tenha sido filtrado por filtro de papel.

A receita é a tradicional dos meus licores de fruta

1 litro de aguardente
1 litros de água
1kg de açúcar
Cascas de meia dúzia ou mais de tangerinas

Retirar a casca ás tangerinas muito fininha, de modo a não ficar com a parte branca, porque confere um sabor amargo e mete-las de molho na aguardente por no mínimo 15 dias, eu deixo sempre mais.

Ferver o açúcar com a água até fazer um ponto ligeiro e misturar á aguardente e cascas, depois de frio.

Deixar novamente de molho durante pelo menos um mês, eu também aqui deixo mais.

Coar por papel de filtro ou por um pano limpinho e acondicionar em garrafas e convidar os amigos que gostem de licores para boas noites de conversa ou o licor envelhece...
Como dizem os entendidos está um verdadeiro néctar...

Comentários

  1. Alcina,
    Por coincidência, hoje usei tangerinas. Se tivesse visto sua receita antes, tinha guardado as cascas.
    Mas não faltará oportunidade. Há tempos que pretendo fazer licor para colocar em receitas, não para beber puro...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. gostaria de saber como se faz o champarrion

    ResponderEliminar
  3. Ola! Gostei muito de suas receitas de licor, por acaso sabes fazer licor de queijo cuia? Ficaria feliz se enviasse ao meu e-mail
    marana_ba@yahoo.com.br

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares