Bolo de Tâmaras e Amêndoa

Uma receita especial para um bolo especial, guardada, ou quem sabe esquecida propositadamente há anos, na esperança de uma oportunidade especial para a testar.

Quando me deram achei logo que tinha todos os ingredientes para ser deliciosa e não me enganei, passei para o meu livro de receitas e lá estava à espera quando a procurei.

Esta é a receita tal qual me deram, mas como bolo de festa que era resolvi decorar à minha maneira.
Para isso fiz uma cobertura com pasta de leite em pó, como não sou fã de pastas de açúcar, acho sempre que têm um sabor muito artificial e desvirtuam o sabor dos bolos.

Fiz esta que dá para decorar, mais saudável que as outras e diferente da massapan que para além de não apreciar muito, também não combinava com este bolo que já leva muita amêndoa no seu interior.

Todo estalado pelas mãozinhas do batizando...nem sei o que quereria testar ou tirar....

Bolo:
250 gr +2 colher sopa de açúcar
250 gr de miolo de amêndoas
250 gr de tâmaras
8 Ovos
Natas
Fios de ovos

Pasta de leite em pó:
300 gr de açúcar em pó
200 gr de leite em pó
1 lata de leite condensado

Doce de ovos:
3 gemas
3 colheres de açúcar
9 colheres de sopa de leite

Untar a forma que pode ser com ou sem buraco, forrar com papel vegetal e voltar a untar e polvilhar com pão ralado, eu não polvilhei porque me esqueci ou não reparei no pormenor e saiu muito bem e fiz em tabuleiro.

Pique a amêndoa no seu robot de cozinha preferido, assim mesmo com a pele.

Retire o caroço às tâmaras e corte-as em pedacinhos muito pequeninos, reservando algumas para decoração, eu triturei (demais) no meu robot e ficou uma pasta meio difícil de incorporar no resto, resolvi o problema no robot, misturando aí com a amêndoa.

Bata muito bem as 250 gr de açúcar com as 8 gemas até obter um creme fofo, depois junte-lhe as tâmaras picadas e a amêndoa alternadamente e aos poucos de cada vez, batendo sempre mas agora com uma colher de pau.

Depois de bem batidos e misturados levante as claras em castelo bem firme e adicione-lhes no final 2 colheres de açúcar sem parar de bater; junte-as cuidadosamente ao preparado anterior ligando tudo muito bem. juntei aqui as 3 claras que me sobraram do doce de ovos que fiz para a cobertura. 

Deite na forma e alise, leve a cozer em forno moderado cerca de 1 hora, o meu cozeu em bem menos tempo, por ser em tabuleiro, mais ou menos 40 minutos a 200º

Retire, deixe arrefecer, desenforme e retire-lhe o papel.


A receita original recomendada, cobrir o bolo com chantilly e decorar com tâmaras e fios de ovos, eu não fiz assim desta vez pelas circunstâncias.

A fotografia possível depois do maravilhoso repasto e quase na ultima fatia.

Recheei com as natas frescas batidas em chantilly e cobri com pasta de leite em pó, mas antes disso e para a pasta aderir melhor e porque eu adoro a combinação de doce de ovos com bolos de amêndoa ou nozes, fiz só um pouco com 3 gemas para cobrir o bolo, antes de colocar a pasta.

O doce de ovos fiz segundo a receita que eu mais gosto e explicada por ex aqui.

A pasta de leite em pó já está por aqui e explicada por aqui prova de que ficou aprovadissima 👌

Like Cininha

Comentários

  1. Que bolinho tão bom ! Parabéns.
    Beijinhos
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. ficou mt fofinho adorei o interior que esta 5* bjs bom dom

    ResponderEliminar
  3. Olá Alcina, obrigada pelas msgs no meu blog. Tenho a certeza que vou aprender muito contigo.
    Isto da hortinha pode parecer uma brincadeira mas não é, tens razão é sempre melhor comer o chamado biologico. E é tão engraçado na hora de cozinhar ir colher coisinhas á horta !
    Passa fotos da tua.
    Beijinhos e um bom domingo.
    Anabela
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso! Simplesmente delicioso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que belo bolinho! Gostei da combinação. Bjs

    ResponderEliminar
  6. A textura do bolo é excelente, vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. O bolo parace ótpimo e vou experimentar a sua receita. Uma pergunta: quanto picou a amendoa? Até ficar uma espécie de pó fino de amendoa?

    ResponderEliminar
  8. Obrigada oela receita! PIca-se a amendoa até ficar um pó fino?

    ResponderEliminar
  9. Olá Mum holland, obrigado pela visita.
    A amêndoa pica-se num robot de cozinha tipo 123 ou outro mais sofisticado, com a pele e até ficar quase em pó, mais fino ou não a gosto, mas é para não encontrar pedaços.
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares