Almôndegas em molho de tomate com puré

Carne picada, almôndegas e afins é uma das comidinhas favoritas do meu menino e eu sempre que posso faço, porque nós também gostamos.
assim peço normalmente no talho para me picarem metade de carne de vaca e metade de carne de porco, já uma vez pedi para me substituírem a de porco por frango ou peru, mas não é permitido e com uma grande excepção e picando primeiro a de aves eles lá me fizeram a vontade.

Cá em casa eu tempero a gosto.




250gr de carne de vitela
250gr de carne de porco
1 ovo
6 ou 7 alhos
1 cebola grande
1 copo de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
1 ou duas folha de louro
1 raminho de salsa
Oregãos.
Colorau, sal e azeite q.b.
pão ralado q.b.

Tempero a carne picada com 2 ou 3 dentes de alho picado, sal, colorau a gosto, junto um ovo e pão ralado q.b. e faço as bolinhas.

Normalmente costumava fritar primeiro as almôndegas em azeite e alhos esmagados inteiros, desta vez aproveitei para fazer o refogado na Mycook, onde poupei uma tarefa que detesto, picar cebola e alho, assim foi só meter tudo no jarro, programar 5min. a 120º e velocidade 1 (S) e já está.
Transferi o refogado para um tacho e juntei aqui as almôndegas, o vinho, a polpa de tomate, o louro e deixei cozinhar até a carne estar tenrinha. A meio do tempo juntei o raminho da salsa e umas pitadas de oregãos.

Para acompanhar um puré que o menino adora e uns grelos de nabo cozidos a vapor tudo na Mycook.

Para o puré fiz a receita do livro da máquina
900gr de batata
750gr de água
100gr de leite
50gr de azeite
Noz moscada e sal a gosto.

Colocar a água no jarro e as batatas cortadas aos cubinhos no tabuleiro para vapor, eu meti ainda o cesto em cima e aí grelos de nabo para acompanhar. Programar30 min a 120º velocidade 3, findo este tempo que eu interrompi antes uns 5 minutos, deitar a água fora e colocar as batatas, o leite que eu dobrei, porque me pareceu muito pouco e os temperos e programar 2 min a 90º velocidade 5, no fim adicione o azeite pelo buraco da tampa e marque mais 1min velocidade 5 para emulsionar.

Comentários

  1. Cá por casa também fazem sucesso! Normalmente faço em quantidade e congelo algumas, depois é só cozinhar!
    Bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente poucos são os talhos que picam o peru ou frango infelizmente.

    Tb gosto muito de almondegas

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa tb adoramos almôndegas, ainda esta semana fiz :)
    Ficaram excelentes as tuas..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto mesmo excelente!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares