Bolo Fondue de chocolate

Esta receitinha de bolo de chocolate foi a minha amiga Ana que me deu, só que as alterações foram tantas que nem sei se devia passar a dela, mas fica o registo para mais tarde voltar a tentar fazer direitinho.
Por norma eu já gosto de introduzir umas alteraçõezinhas nas receitinhas, não por gosto mesmo, mas por uma espécie de incapacidade para as seguir á risca, nem é muito o costume em bolos, mas neste foi mesmo por circunstâncias alheias á minha vontade.

E a primeira foi mesmo falta de produto, por incrível que pareça não tinha óleo em casa, não muito estranho, porque como quase não faço fritos nem o uso em mais nada acontece faltar...

A segunda foi mesmo por causa do meu menino que não gosta de frutos secos e como é ele o fã numero um do chocolate e quase não come outros doces tinha que fazer este bolinho para ele.

A terceira, foi a tentativa de substitução do óleo....

Então a receita original

4 ovos
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de nozes ou amêndoas picadas (facultativo) - não usei
1/2 chávena de óleo - substitui por leite com uma colher de manteiga derretida
100 gr. de chocolate em barra
1 colher de sopa de margarina
1/2 chávena de leite
1 chávena de farinha


Batem-se os ovos com o açúcar, juntam-se as nozes ou amêndoas e o óleo. Derrete-se o chocolate com a margarina e o leite em lume brando. Após estar derretido junta-se à mistura inicial e por último juntamos a farinha.

A minha massa ficou bastante liquida e por isso tive que juntar a farinha aos poucos e bater com a máquina muito bem, para não fazer grumos.

Vai ao forno cerca de 15-20 minutos. Quando o bolo estiver com crosta espeta-se um palito, se na borda estiver cozido e no meio menos cozido, tira-se do forno para que o chocolate saia derretido no meio.

O meu levou mesmo os 20 minutos em forno a 200º mas a partir dos 15 fui abrindo a porta e quando a massa no meio ainda tremia mas pouco, considerei no ponto, para ficar com creme.

Levei a cozer em forma de aro, com o fundo forrado com papel vegetal, para não ter que virar o bolo ao desenformar, por causa do creme.

Posso dizer que mesmo com tantas alterações ficou uma delicia e foi a surpresa que fiz com o meu menino para o dia do pai.

Comentários

  1. Parabéns, conseguis-te atingir o ponto correcto.
    Uma autêntica delicia ♥

    ResponderEliminar
  2. Alcina, que bom aspecto :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Alcina, que provocação esse bolo :)...
    Adorei...beijo

    ResponderEliminar
  4. que miminho tao bom para o papa.
    esta uam delicia com esse creme.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bolo de chocolate é o preferido das crianças(e não só, pois o meu filho também os devora)
    Quantas vezes noto falta dos ingredientes e tenho de alterar as receitas?
    A mim acontece-me mais vezes com açúcar.
    Na verdade os bolos de chocolate são melhores se forem bem húmidos e esse assim, com essa textura, e esse tal ponto de cozedura faz-me lembrar o interior do pão-de-ló de Alfeizerão.
    desejos de boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares