Bacalhau tipo espiritual

Sexta feira santa, dia de comer peixe para os católicos, em casa da minha mãe sempre se respeitou esta tradição das sextas feiras da quaresma, na minha, como sou católica mas pouco praticante, com o tempo fui-me esquecendo, mas neste dia ainda me lembro.

Este bacalhau não fui eu que fiz, comi em casa de uma amiga e pela receita que ela me deu é um aproveitamento que resulta tipo espiritual, ela usou menos cenoura e juntou outro tanto de batata que tinha cozida de sobra.


600 g de bacalhau
100ml de azeite
2 dentes de alho
2 cebolas médias
200 g de cenouras
Sobras de batata cozida mais ou menos tanto como a cenoura.
2 pãezinhos demolhados em 2,5 dl de leite quente
Queijo em fatias q.b. para cobrir o pirex

Para o bechamel
90 g de margarina
100 g de farinha
1 l de leite
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Confecção:

Demolhe, e limpe de espinhas e peles o bacalhau.

Descasque e pique na picadora, a cebola, as cenouras e os alhos.
Pique também o bacalhau.

Num tacho, leve ao lume o azeite e o picado da cenoura com a cebola e o alho. Vá mexendo e, quando começar a alourar, junte o bacalhau, ligando bem e deixando apurar um pouco, junte a batata esmagada com o garfo.
Junte os pãezinhos demolhados sem espremer o leite, ligue muito bem e retire do lume.

Prepare o bechamel à parte:
Deixe aquecer a margarina, junte a farinha, mexa bem e adicione o leite quente em fio, mexendo sempre. Deixe levantar fervura, retire do lume, tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada.
Junte ao preparado do bacalhau e deite num pirex untado, disponha por cima o queijo e leve ao forno a alourar.
Sirva assim que retirar do forno.

Comentários

  1. Os meus parabéns á tua amiga pela deliciosa receita.
    Páscoa feliz x

    ResponderEliminar
  2. Ficou um bacalhau com muito bom aspecto!! Parabéns à amiga pela receita e por ter partilhado connosco.
    Beijinhos e votos de uma Feliz Páscoa***

    ResponderEliminar
  3. Bem recheado, enche o olho! :)

    ResponderEliminar
  4. Mas que belo aspecto! Aposto que estava mesmo muito bom!
    Bjkas e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  5. ao tempo que nao faço
    e gosto tanto
    esta mesmo a cham,ar por mim esse prato

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares