Folar de Páscoa

Mais uma páscoa e com ela os tradicionais folares, na minha zona não são muito habituais este tipo de folares, mas como eu gosto de experimentar tudo resolvi fazer um folarzinho.

O meu não levou ovos cozidos em cima, porque não consigo perceber a lógica destes ovos cozidos com casca em cima do folar, nunca percebi bem como se come aquilo, se partimos tudo junto e comemos casca e tudo ou se desmanchamos o enfeite e retiramos os ovos para descascar, por isso não me parece uma coisa muito lógica e não lhe meti, troquei por umas amendoinhas só para decorar.



Ingredientes:

250ml de leite morno
1 colh.chá de fermento padeiro seco
2 ovo
80gr de açúcar
575 de farinha 65 s/fermento(usei 55 porque era a que tinha)
1colh.chá de canela
1 colh.de chá de erva doce em pó
100 gr de margarina mole.

Meter os ingredientes todos na MFP primeiro os líquidos e depois os sólidos.
Seleccionar o programa de amassar e quando terminar, transferir para uma superfície enfarinhada, eu desta vez deitei para uma bacia ligeiramente aquecida, para não arrefecer a massa, como me aconteceu com o bolo rei.

Dividir em duas partes e  moldar umas bolas e deixar a levedar mais uns 20 minutos.



Se quiser decorar com ovo retire uma noz de massa em cada uma das partes para decorar ,depois é só cozer uns ovos com casca de cebola para ficarem com uma cor bonita ,deixar arrefecer antes de por na massa ,ao por o ovo fazer um buraco pressionando com os dedos e depois pousar o ovo pressionando, com a noz de massa fazer 2 rolinhos que vão prender o ovo,eu como já disse passei esta parte e usei umas amêndoas para decorar.


No fim pincelar com ovo batido e levar a forno aquecido a 200º durante 30 a 35 minutos.
Eu usei papel vegetal polvilhado de farinha no fundo do tabuleiro.
Retirar e deixar arrefecer numa rede.

Os meus bolinhos ficaram superfofinhos e com montes de olhinhos, para o meu gosto precisavam de mais umas graminhas de açúcar, mas assim também fica bom para comer com manteiga ou queijo.


Houve até quem duvidasse que fui eu que os fiz!!

Comentários

  1. Que bonitos folares e fora do vulgar na maneira de apresentar.
    Como se pode duvidar da autoria, se a "fazedora" tem apresentado tantos cozinhados?
    Que os mesmos vos tenham sabido muito bem nesta Páscoa...
    Eu ontem comprei um na "Briosa" aí em Coimbra e soube-me muito bem.
    Beijinhos e resto de bom domingo de Páscoa.
    Dilene

    ResponderEliminar
  2. este ano nem me aventurei.
    quem sabe durante esta semana eu faço alguns
    estao lindos:-)
    beijinhos alcina

    ResponderEliminar
  3. os ovos são o símbolo da Páscoa. Eu depois como-os à parte, ao lanche ou no jantar...
    Mas também fica bem sem eles!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares