Tiramisu

Esta foi a sobremesa que fiz para o almoço que tive no fim de semana.

"..é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto, e que consiste em camadas de pão de ló (em geral substituído por biscoitos do tipo inglês ou champanhe) embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo. Mas a receita original comporta muitas variações..." 

A minha receita foi retirada de um dos livrinhos da tal manteiga.

4 gemas + 3 claras
50+10 gr de açúcar
250 gr de queijo mascapone
150 gr de palitos la reine
1,5 dl de café forte
4 colheres de sopa de rum
1 colher de sopa de cacau


Bata as gemas com 50 gr de açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado e junte o queijo mascapone, batendo bem.

Bata as claras em castelo bem firme, juntando-lhes pouco a pouco as 10 gr de açúcar e no fim adicione-as suavemente ao creme de queijo.
Deite metade do creme numa taça.
Mergulhe rápidamente os palitos la reine no café forte ao qual adicionou o rum e disponha sobre o creme.
Cubra com o restante creme e leve ao frigorifico até estar bem frio, ou introduza no congelador por 30 min.
Antes de servir polvilhe com o cacau em pó.


Notas:
  • Da primeira vez que fiz este doce, fiz de vespera e no dia ao servir notei que se tinha formado um liquido pouco agradável á vista no fundo da taça, não sei se resultante do excesso de café ou se das claras a liquefazerem. Para acautelar esta parte, desta vez fiz no proprio dia e espremi um bocadinho os palitos e ficou excelente.
  • Nas duas vezes me esqueci de polvilhar com o cacau!!!! só depois de já estar meio comido me lembrei, por isso para a próxima colo o pacote de cacau com fita cola á taça!!!!

Comentários

  1. Que bela técnica essa da fita-cola! lol
    Mas mais importante que a decoração é o sabor do doce...e esse, com um creme assim tão fofo só pode ser bom! :)

    ResponderEliminar
  2. Esse doce Alcina, está de babar... Eu já comia 1 pouquinho.. são horas da ceia ;)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  3. Gostei dessa de colar o pacote do cacau à taça :)

    ResponderEliminar
  4. Amiga, deve ter ficado uma delícia.

    Mil beijos

    ResponderEliminar
  5. adorooooooo tiramissuuuuuuuu,ficou lindo o teu,jinhoss

    ResponderEliminar
  6. o tiramisú para mim tem alguns segredos: nao se pode molhar os palitos muito, o amaretto é essencial e o creme devia saber um pouco muito a ele e comecei a fazer o creme sem ovos, mas sim com queijo philadelphia e um pacote de natas batidas. nao se nota quase nada e para o verao é ideal! ah e ao contrário de ti, nao ponho rum e em vez de acúcar, uso acúcar em pó que se disollve melhor!

    ResponderEliminar
  7. Alcina, adoro tiramissu :) Minha receita tá lá no blog das ragazze :)) Mas o que eu achei mais engraçado é que tenho uma vasilha de vidro IDÊNTICA à sua... esta sextavada! Uso muito, principalmente mousses e saladas de frutas.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  8. Há dias estou para fazer este doce...minha receita é bem próxima desta...é uma delícia esta sobremesa...

    bjsssssssssssssss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares